O que engloba o Projeto

Fazem parte deste Projeto a construção e operação de um complexo mineroindustrial, ou seja, uma indústria que envolve a atividade de extração, que chamamos de lavra, e o beneficiamento do minério cujo nome é colofanito.

Colofanito: a união entre o fosfato e urânio

Geralmente, na natureza, não encontramos minérios totalmente sozinhos, eles geralmente estão associados a outros minérios. No caso, o “colofanito” é o nome que é dado para a associação do fosfato e do urânio, sendo o foco principal do projeto a produção de fosfato e o urânio apenas um subproduto. Para você ter uma ideia da proporção entre os minérios que serão extraídos, a quantidade de fosfato, após o processamento é de 99,8%, enquanto a de urânio é apenas 0,2%. Ou seja, é prioritariamente voltada para a extração de fosfato. 

Saiba qual finalidade de cada minério:

Fosfato

Será utilizado como matéria-prima para produção de fertilizantes para plantas e fosfato bicálcico, que é suplemento para ração animal. Serão produzidos anualmente 1.050.000 toneladas de fertilizantes fosfatados, valor com capacidade de atender a 25% da demanda deste insumo nas regiões Norte e Nordeste do país.

Já o fosfato bicálcico terá produção anual de 220 mil toneladas, o que representa a capacidade para atender a 50% da demanda da região Nordeste.

Urânio

O principal foco de utilização será para a produção de energia. 

Ele s
erá concentrado, embalado e transportado para ser utilizado como matéria-prima para o complexo de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro.

Rejeitos

Saiba como a barragem de rejeitos foi eliminada do nosso projeto.

Saiba mais sobre fosfato e urânio na videoaula do Prof. Dr. Christiano Magini, da Universidade Federal do Ceará.

Localização

Está localizado na Fazenda Itataia, no munícipio de Santa Quitéria, Ceará, a cerca de 210 km de Fortaleza.